
MUSEU ETNOGRÁFICO DA MADEIRA
PROJETOS
O MUSEU
Inaugurado a 15 de junho de 1996, o Museu Etnográfico da Madeira ocupa dois edifícios, sitos à Rua de S. Francisco, n.º 24, na vila da Ribeira Brava: um antigo edifício, uma casa solarenga do século XVII, que no século XIX foi convertido numa unidade industrial – o “Antigo Engenho de Aguardente da Ribeira Brava” – e um edifício novo, construído de raiz para este fim.
A atividade agroindustrial da cana sacarina deixou na ilha da Madeira muitos testemunhos preciosos, constituindo este um exemplar único do património industrial a nível nacional e europeu e um dos muito poucos a nível internacional, pela sua dupla função: moagem de cana-de-açúcar e destilação de aguardente e moagem de cereais.
O acervo do museu integra coleções de objetos relacionados com os diferentes aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira, sendo a etnografia a área da sua vocação.
A exposição permanente está organizada por temas: atividades produtivas (pesca, ciclo do linho, ciclo dos cereais e ciclo do vinho) transportes, unidades domésticas (cozinha e quarto de dormir) e comércio tradicional (mercearia). A outra parte do acervo do museu, em reserva, é apresentada, rotativamente, nas salas de exposições temporárias e em exposições itinerantes.